Dia mundial da fotografia

Dia 19 de agosto é comemorado o Dia mundial da fotografia. Popularizada pelas câmeras digitais e atualmente pelos smartphones, a fotografia fascina e pode mostrar novos mundos para as pessoas, através do olhar de quem realizou as fotos.

O fotógrafo profissional conhece as câmeras como se fossem extensões de suas mãos: conjuntos de lentes, flash, iluminação, ângulo… eles aprendem as técnicas e as transformam em arte para seus clientes. Trabalham como freelancers ou contratados em agências de publicidade, escritório de jornalismo, estúdios de cinema, eventos ou em ateliês de artes. O espaço de trabalho pode ser ao ar livre, em cenas abertas, ou em estúdio, como esse:

29d054c0-63be-4bdd-b412-af57912ca751

Dicas para os primeiros passos

Para começar nesse mercado, o profissional precisa ter um portifólio, que são amostras de seus trabalhos anteriores. Um portifólio deve apresentar fotos de sua própria autoria e que representem seus trabalhos já realizados. Se seu portifólio for impresso, providencie que exista a possibilidade de acrescentar mais material com o tempo, para atualizá-lo constantemente; caso seja um portifólio digital, deixe sempre visível nas fotos os seus contatos, caso elas sejam exibidas em buscadores e fora de seu site.

Além da preparação do portifólio, a profissão de fotógrafo exige um investimento pesado em equipamento, mas vá com calma: comece modestamente, e conforme for conquistando clientes, realize melhorias do equipamento, sempre procurando em lojas especializadas e com a ajuda de pessoas mais experientes. Você pode obter informações em fóruns sobre produtos e técnicas.

A última dica, porém muito importante: crie oportunidades de divulgar seu trabalho! Distribua cartões de visita, poste seu trabalho em redes sociais, comente em fotos de seus clientes quando divulgarem seus trabalhos e demonstre sua qualidade sempre, seja no atendimento ou na fotografia!

 

Leia também os artigos de nossos profissionais no Blog dos Cursos e saiba mais sobre o mundo da fotografia:

Como tirar uma boa foto – Evolutime Taboão da Serra
Eliminando espinhas, sardas e olhos vermelhos no Photoshop, escrito por Leandro Rodrigues – Evolutime Santos
 

Mas se você quer apenas curtir o Dia mundial da fotografia…

… então vá fotografar! Mas antes, passa lá no Blog dos Cursos e leia esse post:

Segredos para uma boa Selfie, escrito por Kelly Lima – Evolutime Jabaquara
 

Comentários

Postar uma Resposta

Posts Relacionados