Hardware

Hardware

Hardware

Hardware
Curso Web Design

MATRICULE-SE AGORA MESMO E GANHE UM SUPER BRINDE!

MATRICULE-SE
Sobre o Curso
Conceito de Hardware
Mercado de Trabalho

Assista o vídeo dos nossos cursos

Módulos do curso

  1. Windows 8

    O sistema operacional é o alicerce de todo computador e é o que faz a interação entre usuário e máquina. É o programa que nos auxilia a entender os cálculos super-rápidos do computador e a ele entender o que desejamos que seja feito.
    No mundo dinâmico que vivemos, acessamos as informações através de
    smartphones e é muito útil ter o conhecimento em uma ferramenta importante como o Windows, sistema que deu origem a muitos dos aplicativos usados em dispositivos móveis.

    Conteúdo do módulo: tipos de sistemas desenvolvidos (história e desenvolvimento), interface gráfica (personalização de todas as áreas de trabalho), edição de textos e imagens básicas (programas Bloco de Notas, Paint e WordPad), organização dos arquivos, formas de evitar problemas internos no computador (programas de desfragmentação de disco, limpeza de disco, entre outros), comandos pelo prompt do DOS, ferramentas de sistemas.

    Mercado de trabalho: Ao aprender as funcionalidades básicas do Windows, o aluno poderá trabalhar em qualquer função que exija conhecimentos básicos em informática para os mais variados cargos, em qualquer tipo de empresa.

     

  2. Componentes Essenciais I

    Este módulo aborda a primeira parte dos componentes essenciais ao funcionamento de um computa-dor, tais como placas mãe, memórias e processadores.

    Conteúdo do módulo: componentes internos de um computador e itens mais adequados para a montagem de diversas configurações.

    Mercado de trabalho: Com os conhecimentos obtidos neste módulo, o aluno pode atuar em linhas de produção de computadores, pois ele já conhece os itens básicos e seu funcionamento.

  3. Componentes Essenciais II

    Este módulo aborda a segunda parte dos componentes essenciais ao funcionamento de um computador, tais como gabinetes, adaptadores e cabos.

    Conteúdo do módulo: demais componentes internos de um computador, normas de segurança no manuseio de equipamentos energizados, equipamentos adequados para cada categoria de usuário.

    Mercado de trabalho: Com os conhecimentos obtidos neste módulo, o aluno pode atuar em linhas de produção de computadores e conhece melhor os itens básicos e seu funcionamento.

  4. Montagem de Micros

    Após aprender sobre os componentes internos, o aluno está apto a montar e testar o funcionamento de um computador.

    Conteúdo do módulo: montagem de um computador, encaixe de módulos na placa mãe, conexão de cabos de dados e de energia, organização e distribuição dos itens dentro do gabinete.

    Mercado de trabalho: Com os conhecimentos obtidos neste módulo, o aluno pode atuar como mon-tador de computadores, pois já tem confiança para selecionar os componentes, organizá-los e energizá-los com segurança.

  5. Estações de Trabalho – Windows

    Este módulo aborda a instalação, configuração, atualização e manutenção do sistema operacional Windows.

    Conteúdo do módulo: instalação do Windows como sistema operacional cliente, configuração de itens de customização (rede, vídeo, idioma, etc.), procedimentos de atualização periódica e manutenções preventivas e corretivas no sistema.

    Mercado de trabalho: Com os conhecimentos obtidos neste módulo, o aluno poderá trabalhar com instalação e configuração do sistema operacional Windows em máquinas montadas ou que ele mesmo venha a montar.

  6. Manutenção de Micros

    Após aprender a montar um computador e instalar o sistema operacional mais usado, é o momento do aluno aprender a realizar manutenções no que equipamento que montou, seja preventiva ou corretiva.

    Conteúdo do módulo: como prolongar a vida útil dos dispositivos através de manutenções preventivas (diagnóstico e medidas) e manutenções corretivas (elaboração de solução a ser implementada, inclusive com substituição de componentes).

    Mercado de trabalho: Com os conhecimentos obtidos neste módulo, o aluno pode atuar como responsável pela montagem e manutenção de computadores, pois já tem confiança para selecionar os componentes, organizá-los, energizá-los e substituí-los quando necessário.

  7. Periféricos e Portáteis

    Este módulo traz uma abordagem teórica e prática sobre os principais dispositivos periféricos e portáteis utilizados atualmente, tais como impressoras, leitores de código de barras, GPS, tablets e smartphones.

    Conteúdo do módulo: funcionamento de impressoras e outros equipamentos periféricos, compartilhamento de recursos e integração de funcionalidades com computadores desktop.

    Mercado de trabalho: Com os conhecimentos obtidos neste módulo, o aluno agregará mais valor aos conhecimentos já adquiridos sobre montagem e manutenção de computadores, pois saberá como integrar o equipamento com diversos dispositivos periféricos e portáteis.

  8. Manutenção de Periféricos

    Este módulo procura ensinar ao aluno como realizar manutenções preventivas e corretivas nos dispositivos periféricos apresentados no capítulo anterior.

    Conteúdo do módulo: manutenção de impressoras, scanners, teclados,
    mouses, notebooks e periféricos de energia, equipamentos utilizados em manutenções, preparação e organização de laboratório para manutenção de hardware.

    Mercado de trabalho: Com os conhecimentos obtidos neste módulo, o aluno poderá prestar manutenções em periféricos como impressoras e scanners, proporcionando uma vantagem competitiva importante perante a outros profissionais da área.

  9. Redes I

    Este módulo oferece conhecimentos básicos em redes de dados, desde seu projeto até a implantação e configuração.

    Conteúdo do módulo: composição de uma rede, topologias, tipos de redes, tipos de transmissões, equipamentos de rede, hub, switch, roteador, bridge, placa de rede, conector de mídia, tipos de cabos, dife-renças entre cabos, padrões, conexão direta, crimpagem, testador de cabos, packet tracer, protocolos, dife-renças entre os protocolos, características, configurações, IP, gateway, máscara de sub-rede, DNS, proxy, firewall, roteamento, fibra-ótica, acesso, prompt (comandos), DHCP.

    Mercado de trabalho: Este módulo capacita o aluno a atuar implantando e configurando redes de dados em comércios, escolas e empresas e também a realizar a manutenção de redes já implantadas.

  10. Redes II

    Este módulo oferece conhecimentos avançados em redes de dados, como redes sem fio, compartilhamento de recursos na rede e segurança.

    Conteúdo do módulo: conceitos de rede WLAN, sinais, características, arquitetura, amplitude de sinais, tipos de sinais wireless, padrões, canais, tecnologias e frequências, tipos de redes, switches, roteadores, VPNs, resolução dos problemas mais comuns em redes.

    Mercado de trabalho: Este módulo capacita o aluno a implantar e configurar redes mais complexas em empresas de médio e grande porte, assim como realizar manutenção em redes já implantadas.

  11. Segurança

    Este módulo aborda a segurança de uma rede de dados, explicando o comportamento das principais ameaças e como se proteger contra elas, além de detalhar as principais políticas de segurança e como devem ser adotadas.

    Conteúdo do módulo: a evolução da segurança em redes de dados, tipos de ameaças, implementação de política de segurança efetiva e como proteger dispositivos intermediários, dispositivos finais, redes locais e redes remotas.

    Mercado de trabalho: Com os conhecimentos obtidos neste módulo, o aluno agregará valor aos conhecimentos sobre redes de dados, uma vez que poderá desenhar, implementar, configurar e também proteger a rede e os dados que nela trafegam. O aluno que assimilar com sucesso esse módulo, poderá trabalhar como profissional de informática em empresas públicas e privadas, além de prestar consultoria em segurança de computadores e redes.

  12. Estações de Trabalho – Linux

    Este módulo traz conhecimentos sobre como instalar e configurar computadores com o Linux – sistema operacional livre que permite a utilização, alteração e redistribuição gratuita. O Linux foi inicialmente criado para utilização em servidores, porém hoje é difundido em desktops e vem crescendo na categoria de S.O.

    Conteúdo do módulo: kernel, distribuições, aplicações do sistema e usuário, ambientes gráficos, instalação, particionamento do disco, configurações, menus, aplicativos, área de trabalho (múltiplas), configurações visuais, estrutura de pastas e arquivos, gerenciamento de contas de usuários, shell, comandos, virtual box, instalação de pacotes, wine, sbackup, recuperação de dados.

    Mercado de trabalho: com os conhecimentos deste módulo, o aluno pode atuar no mercado de trabalho com a instalação e configuração do Linux em escolas, empresas e assistências técnicas.

  13. Servidores Linux

    Neste módulo, são apresentados conhecimentos para implantar e configurar servidores Linux, tais como de arquivos (Samba), FTP, Proxy e WEB (Apache).

    Conteúdo do módulo: compatibilidade, instalação, início de serviços, cadastro de usuários, Swat, compartilhamento de pastas, configuração, controle de domínio, login, NFS, sincronização de horário, DNS, acesso remoto e outras funções desempenhadas pelos mais diversos servidores.

    Mercado de trabalho: Com os conhecimentos deste módulo o aluno pode atuar trabalhando no setor de T.I. implantando, configurando e fazendo manutenção em servidores Linux em escolas, empresas, comércios e também trabalhar como freelance.

  14. Servidores Windows

    Este módulo aborda servidores Windows baseados em Windows Server 2008 e todas as suas edições. Eles fornecem funcionalidades chave para suporte a determinadas empresas de acordo com suas necessidades.

    Conteúdo do módulo: instalação e configuração do Windows Server 2008, visão geral das versões, comparação entre versões, active directory, funcionalidade, configuração, configuração de rede, controle de domínio, GCs, gerenciamento de unidade organizacional, grupos, cache de membros de grupos, contas de usuários, contas modelos, contas de usuários, contas de servidores, DNS, tipos de zonas, registros, zonas de pesquisa, Group Policy, hierarquia das GPOs, heranças de Group Policy.

    Mercado de trabalho:
    Com os conhecimentos obtidos neste módulo, o aluno pode atuar no mercado de trabalho instalando, configurando e fazendo manutenção em servidores Windows Server 2008 de empresas, comércios, escolas, etc.

  15. Projeto de Hardware

    Este módulo oferece a oportunidade de realização de um projeto estruturado de rede profissional, sua documentação, descrição de equipamentos e custos.

    Conteúdo do módulo: gerenciamento e administração de dados, compartilhamento de aplicativos e dispositivos, intranet, internet, laboratórios, projeto de rede com documentação e planta/mapa, resposta a uma RFP, equipamentos e periféricos, cabeamento e conectorização, conectividade, configuração dos racks, rede elétrica, protocolos, sistemas operacionais, planejamento, usuários e grupos no Windows Server, segurança, firewall Windows, esquema de ligação interna e externa, manutenção, plano de contingência, plano de backup, antivírus, normas de segurança, atualização de hardware e software, licenças, avaliação de sistemas atuais, procedimentos da rede, contratos e custos.

    Mercado de trabalho: O aluno poderá vivenciar na prática a realidade do desenvolvimento e implantação de um projeto de rede completo, adquirindo experiência para sua inclusão no mercado de trabalho.