Informática

Informática

Informática

Cursos Microcamp
Curso Web Design

MATRICULE-SE AGORA MESMO E GANHE UM SUPER BRINDE!

MATRICULE-SE
Sobre o Curso
Mercado de Trabalho

Assista o vídeo dos nossos cursos

Módulos do curso

  1. Windows

    O sistema operacional é o alicerce de todo computador e é o que faz a interação entre usuário e máquina. É o programa que nos auxilia a entender os cálculos super rápidos do computador e a ele entender o que desejamos que seja feito.

    No mundo atual, o acesso a informações através de smartphones e outros dispositivos móveis é muito útil, assim como ter conhecimentos em uma ferramenta importante como o Windows, sistema que deu origem a muitos dos aplicativos usados em dispositivos móveis.

    Conteúdo do módulo: tipos de sistemas desenvolvidos (história e desenvolvimento), interface gráfica (personalização de todas as áreas de trabalho), edição de textos e imagens básicas (programas Bloco de Notas, Paint e WordPad), organização dos arquivos, formas de evitar problemas internos no computador (programas de desfragmentação de disco, limpeza de disco entre outros), comandos pelo prompt do DOS e ferramentas de sistemas.

    Mercado de trabalho: Ao possibilitar ao aluno o conhecimento das funções básicas do Windows, ele poderá trabalhar em funções que exijam conhecimentos básicos em informática.

  2. Internet / Windows Mail / Redes Sociais

    Neste módulo, o aluno receberá informações gerais sobre como funciona a grande rede mundial. É um módulo essencial devido ao grande crescimento de internautas, usuários de internet móvel, e também à variedade de tipos de conexões e redes sociais.

    Não basta conhecer o básico de como acessar as redes sociais, pois atualmente até mesmo reuniões e eventos importantes empresariais e sociais são informados por aplicativos do Facebook.
    Conhecer o funcionamento e a história sobre as tecnologias nos auxiliam a entender como utilizá-las da forma mais prática e correta.

    Conteúdo do módulo: conexões (tipos e evolução), modem (velocidade e funcionamento), redes sociais – Facebook, Twitter, Google+, Linkedin (como surgiram, criação de uma nova conta, utilidade, funções e aplicações), como fazer upload e download de vídeos no Youtube.

    Mercado de trabalho: A importância da internet no mercado de trabalho é evidente nos dias atuais e o aprendizado do tema possibilita ao aluno trabalhar nas mais variadas funções, em qualquer tipo de empresa, com destaque para as que necessitam de comunicação online, envio e recebimento de arquivos, cadastro e consulta de dados e trabalho à distância, entre outros.

  3. Word

    Atualmente, a maior parte das empresas necessita de uma ferramenta de edição de texto completa como o Microsoft Office Word para preparar documentos como memorandos, cartas, relatórios, atas, ofícios etc.
    O Word é a ferramenta de edição de texto mais completa e mais utilizada em escritórios, escolas e empresas de diferentes ramos. É a ferramenta essencial para criação e aprimoramento de documentos de texto, transformando uma simples carta em um documento oficial, com recursos completos.

    Conteúdo do módulo: ferramentas de formatação de texto (tipografia, tamanho, estilo e cor), forma-tação de parágrafo (alinhamento de texto, distanciamento entre linhas, bordas, recuo, distanciamento, dire-ção), inserção de objetos (caixas de texto, imagens, WordArt, figuras, gráficos, formas), formatação de docu-mentos oficiais (cabeçalho, rodapé, numeração de páginas, folhas de rosto, tabelas, símbolos), mala direta, entre outras ferramentas de formatação e personalização de texto e documento.

    Mercado de trabalho: Com os recursos do Microsoft Word, o aluno poderá trabalhar em escritórios em todas as funções que necessitem do Word, como atendente, secratariado, auxiliar administrativo, vende-dor, recepcionista, etc.

  4. Arte & Foto

    O Adobe Photoshop é usado pelos profissionais que lidam com imagem, sendo considerado o melhor editor de imagens da atualidade. Ele é usado para criar fotomontagens em cartazes, folders, banners etc., tirar imperfeições como rugas e espinhas, além de criar ilustrações a partir do zero.
    O aluno utilizará o programa de forma criativa para desenvolver os trabalhos, e com os conhecimentos adquiridos no módulo, criar suas próprias montagens.

    Conteúdo do módulo: tratamento de imagens (efeitos visuais, correções, melhoramento de detalhes), redimensionamento de imagens (aperfeiçoar os detalhes das fotos através de recortes e seleções), automatização (criação de ações rápidas, configurações aperfeiçoadas).

    Mercado de trabalho: Com os recursos do módulo Arte & Foto, o aluno estará apto a buscar sua vaga no mercado de trabalho em escritórios de design, agências de publicidade, gráficas, editoras, estúdios fotográficos e de revelação digital, empresas que trabalham com tratamento de imagens, comunicação visual e restauração e manipulação de imagens.

  5. Excel

    O mundo dos negócios torna-se cada vez mais complexo através de planilhas, gráficos e relatórios ex-tensos. Através do processamento de tabelas, o Excel facilita muito a vida empresarial, pois é um dos programas mais utilizados para controle financeiro nos dias de hoje. É uma ferramenta essencial para o desenvolvi-mento econômico e produtividade, principalmente nas áreas administrativa e financeira.
    O programa da Microsoft especializado em planilhas é muito útil para fazer controles de pagamento, recebimentos e controles numéricos, contando com a ajuda de gráficos e organogramas complexos e repletos de funções e fórmulas.

    Conteúdo do módulo: criação e manipulação de tabelas, funções de cálculo, cálculos através de fórmulas, aperfeiçoamento visual, funções de pesquisa e de porcentagem, funções de possibilidades e de estrutura, busca, funções de data e hora, gráficos de diversos tipos, funções estatísticas, macros, funções condicionais e proteção de documentos.

    Mercado de trabalho: ao concluir o curso de Excel, o aluno estará apto a trabalhar em escritórios principalmente. O programa é exigido aos iniciantes no cargo de assistente administrativo e financeiro, pois é essencial nas tarefas da função. Também é fundamental para as áreas de auditoria, contabilidade, departa-mento pessoal, controladoria, etc.

  6. Multimídia

    É a forma de comunicação com utilização de múltiplos meios: sons, imagens, textos, vídeos e animações.

    Conteúdo do módulo: definição de multimídia, digitalização do som, mixer, componentes dos kits multimídia, tipos de mídias, diferença entre CD e DVD, cuidados com as mídias, Windows Media Player, cópia de músicas de CD para o computador, gravação de CD de áudio, gravação de CD ou DVD de dados, conceito de CODEC, FormatFactory, recursos do Windows Movie Maker, criação de DVD no Windows, compartilhadores de arquivos, downlod e upload.

    Mercado de trabalho: O aluno que possui conhecimentos em multimídia poderá trabalhar em empresas que façam uso de recursos audiovisuais, principalmente empresas de filmagens de eventos e agência de webdesign.

  7. Access

    O Access é o gerenciador de banco de dados da Microsoft. Ele permite o desenvolvimento rápido de aplicações que envolvem tanto a modelagem e estrutura de dados como também a interface a ser utilizada pelos usuários.

    Utilizado em escritórios, é usado para gerenciar tarefas como cadastro de clientes, agenda médica em clínicas e consultórios médicos, controle escolar, controle de ligações em empresas de telemarketing, gerenciamento de ordens de serviços em empresas prestadoras de serviços, cadastro de participantes em eventos, etc.

    Conteúdo do módulo: composição e planejamento de um banco de dados, tabelas, propriedades dos campos, máscara de entrada, relacionamentos, tipos de relações da tabela, formulários, consultas, critérios de consultas, relatórios, macros, funções agregadas.

    Mercado de trabalho: Com o conhecimento do Access, o aluno estará apto a desenvolver trabalhos e soluções coorporativas através do desenvolvimento de banco de dados para ajudar a gerenciar a fidelização de clientes, controle de estoque, controle de despesas e receitas, etc. O profissional que tem conhecimento no Access agrega valor para trabalhar no setor administrativo de várias empresas.

  8. Desenho Digital

    Através de pequenos movimentos do mouse e poderosos efeitos visuais, nesse módulo são apresentadas as ferramentas do CorelDraw, programa de vetorização e criação de novos estilos e modelos de criação.
    Com esse programa, é possível criar desde simples trabalhos como cartões de visita a folders, estamparia, banners e fachadas, dependendo da imaginação e criatividade do aluno.

    Conteúdo do módulo: criação de formas e melhor utilização de formas agrupadas, envelopamento, preenchimento, tratamento de imagens para envelopamento, vetorização, elaboração de cartões de visitas, folders, revistas, diagramação, projeção e 3D vetorizado.

    Mercado de trabalho: com o aprendizado do desenho digital, o aluno estará apto a buscar sua vaga no mercado de trabalho em agências de publicidade e comunicação visual, gráficas, editoras, entre outras nas áreas de design e criação de ilustrações.

  9. Ambiente Wi-Fi

    Por muito tempo, o único meio de comunicação entre computadores era por meio de cabos, o que trazia limitações como a precária movimentação de dispositivos ligados à máquina. A tecnologia wireless permite essa conexão sem a necessidade de cabos, facilitando a mobilidade e tornando seu uso cada vez mais comum não só nos ambientes domésticos e corporativos, mas também em locais públicos (bares, lanchonetes, shoppings, livrarias, aeroportos, etc.). Entender essa tecnologia é importante, pois cada vez mais dependemos dela por conta dos novos dispositivos de comunicação, como notebook, smartphone, tablet, etc.

    Conteúdo do módulo: conceitos da rede WLAN, tipos de sinais wireless (padrão IEEE), diferenças en-tre os padrões, internet via rádio, conceitos de redes 3G, sinais GPRS, rede WLAN no Windows, rede AD HOC, configuração de endereço IP, classes de IP, nome de host e grupo de trabalho, SSID, compartilhamento de recursos na rede, protocolos, WEP, WPA ou WPA-2, criptografias, cuidados com o sinal wireless.

    Mercado de trabalho: Ao concluir esse módulo, o aluno poderá trabalhar configurando redes domés-ticas e identificando problemas, além de tomar pequenas medidas corretivas e preventivas e corrigir problemas de conexões. Além disso, o curso agrega valor ao profissional e pode ser considerado um diferencial no momento da contratação.

  10. Power Point

    É um programa utilizado para criação, edição e exibição de apresentações profissionais, com o objetivo de divulgar um determinado tema, produto, relatório ou proposta, exibidas normalmente através de um projetor ou telão. São utilizados textos, imagens, sons e vídeos, que podem ser incrementados através do software. O Power Point também permite a impressão dos material criado na tela.

    Conteúdo do módulo: recursos e funções dos menus do Power Point, como salvar um projeto, inserir álbum de fotografias, vídeos e sons, personalizar cabeçalho e rodapé, trabalhar com os temas do Power Point, inserir e personalizar animações, efeitos em objetos, inserir hyperlinks, SmartArt, tabelas e gráficos, personalizar a transição de slides, configurar páginas no Power Point.

    Mercado de trabalho: Com o Power Point, o aluno poderá buscar sua inserção no mercado de trabalho em escritórios, comércio e agências para divulgação de produtos e serviços, em instituições acadêmicas para apresentação de trabalhos e relatórios corporativos para reuniões em empresas.

  11. Publisher

    O Microsoft Publisher é um programa desenvolvido pela Microsoft Office usado para diagramação eletrônica. Com essa ferramenta, o aluno poderá criar materiais de técnicas de diagramação, marketing, elaborando layouts com textos, gráficos e fotografias em vários tipos de publicações.

    Conteúdo do módulo: introdução ao Publisher, novidades, criação de publicação, impressão e envio de publicação por correio ou por e-mail, criação de cartão de visita, criação de boletins informativos e calendários, cartões postais e anúncios de produtos.

    Mercado de trabalho: Com os recursos do Publisher, o aluno poderá trabalhar em agências especializadas em criação de websites, desenvolvendo layouts e também em agências de publicidade e comunicação visual no desenvolvimento de logotipos, campanhas e identidade visual para produtos e empresas, diagramação de jornais, cartões de visita, etc.

  12. Outlook

    O Microsoft Outlook é um cliente de e-mail, usado para receber e enviar mensagens eletrônicas, além de oferecer um calendário completo com agendamentos de compromissos diários, semanais e mensais. Ele traz também um rico gerenciador de contatos, no qual você pode cadastrar o nome e e-mail de seus conta-tos, colocar todas as informações relevantes sobre os mesmos, como endereço, telefones, ramo de atividade, detalhes sobre emprego, apelido, etc. Oferece também um gerenciador de tarefas, no qual você pode organizar todos os detalhes sobre determinada tarefa a ser realizada. Além disso, há um sistema de anotação semelhança aos post-its.

    Conteúdo do módulo: introdução a ferramenta Outlook, recursos disponíveis na barra de ferramentas, calendário, configuração de conta de e-mail no Outlook, como enviar e receber mensagens, organização de contatos, importação e exportação de dados, atribuição de tarefas a um contato, tarefas e anotações, criar mensagem de e-mail personalizada, temas, papel carta, assinatura digital.

    Mercado de trabalho: ao concluir o curso Outlook, o aluno estará apto a trabalhar em qualquer em-presa, principalmente em escritórios, exigido para os iniciantes no cargo de assistente administrativo, recepcionistas e secretárias. É ferramenta essencial para administradores e gestores de departamento.

  13. Manutenção Preventiva

    No ambiente residencial, o uso constante de computadores causa problemas que comprometem o desempenho da máquina. Toda vez que o computador demonstra algum defeito ou problema, estamos acostumados a apelar para técnicos que permanecem com nossas máquinas por um tempo, nos devolvendo consertada (na melhor das hipóteses). Muitas vezes nem sabemos ao certo o que aconteceu com a mesma durante o período de conserto.

    Conhecer o funcionamento básico de uma máquina é importante para a resolução de problemas me-nos complexos, não dependendo de terceiros para as rotinas básicas do computador.

    Conteúdo do módulo: cuidados com o computador, cuidados com o aquecimento, componentes do computador, problemas comuns, manutenção preventiva física dos componentes, prevenção de vírus, insta-lação de sistema operacional, etc.

    Mercado de trabalho: O conhecimento desse módulo possibilita ao aluno solucionar problemas de forma corretiva e preventiva, prolongando a vida útil do computador e evitando as frequentes visitas técnicas. O profissional que tem conhecimento em manutenção preventiva agrega valor ao seu currículo.

  14. Projeto

    Este módulo aborda todos os recursos ensinados durante o curso. Aqui, serão trabalhados todos os aplicativos em conjunto, desenvolvendo suporte para uma empresa fictícia. O objetivo é colocar em prática tudo o que o aluno aprendeu no decorrer do curso de uma forma prática, aproximando-se ao máximo de um ambiente real.

    Conteúdo do módulo: definição de logomarca e logotipo, criação de um logotipo no Corel ou ferramenta compatível, criação de documentos internos em uma empresa (ofícios, cartazes) utilizando o Microsoft Word, desenvolvimento de planilhas de receitas e despesas, desenvolvimento de gráficos, desenvolvimento de planilha de uma folha de pagamento (salário horas extras, FGTS), cálculo de imposto de renda (IRRF) utilizando o Microsoft Excel, divulgação de empresa na mídia (Internet) utilizando o Movie Maker, apresentação de uma empresa (Power Point), criando contatos através da Internet (e-mail e redes sociais).

    Mercado de trabalho: Ao finalizar este módulo, o aluno estará completamente preparado para trabalhar em vários segmentos empresariais, principalmente em escritórios e comércios.