Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação
Curso Web Design

MATRICULE-SE AGORA MESMO E GANHE UM SUPER BRINDE!

MATRICULE-SE
Sobre o Curso
Mercado de Trabalho

Assista o vídeo dos nossos cursos

Módulos do curso

  1. Fundamentos de sistema operacional

    O módulo serve como base do curso e apresenta um panorama histórico sobre sistemas operacionais, abordando de forma geral a evolução e gerações de computadores, uso e normas técnicas dos sistemas operacionais, estruturas essenciais para o mundo tecnológico atual.

    Conteúdo do módulo: contexto histórico da evolução dos computadores, termos técnicos, estruturas de funcionamento, cálculo binário para conversão, compreensão de trocas de informação.

    Mercado de Trabalho: Possibilita ao aluno ampliar seu leque de informações e investir em outras áreas da informática como design e programação web.

  2. Empreendedorismo e carreira em TI

    Neste módulo, o aluno receberá informações abrangentes sobre planejamento, desenvolvimento e regras de empreendedorismo na área de tecnologia da informação. São utilizados exemplos práticos para apresentar as áreas de atuação e o panorama do mercado de trabalho.

    Conteúdo do módulo: estudo de mercado, empreendedorismo, marketing pessoal, planejamento de carreira e técnicas de trabalho em equipe.

    Mercado de Trabalho: Atualmente, o mercado de trabalho prefere os profissionais com objetivos profissionais definidos, pois ele saberá em que área quer ser especializar.

  3. Engenharia de Software

    O aluno obterá conhecimentos de lógica de programação e  fluxograma de funcionamento para estruturar e desenvolver softwares para empresas.

    Conteúdo do módulo: Conceitos de lógica, lógica de programação, fluxograma de dados, diagrama de dados, ciclo do sistema e desenvolvimento, arquitetura e legalização de softwares.

    Mercado de Trabalho: Com o conhecimento em engenharia de software, o aluno poderá concorrer a vagas de programador junior e programador web.

  4. Rede Cabeada TI

    Este é um dos módulos mais importantes do curso, pois serve como base para o desenvolvimento da infraestrutura de rede para pequenas, médias e grandes empresas, que hoje produzem melhor e com maior velocidade. É extremamente importante uma estrutura de rede que auxilie e gere lucros para a empresa, tornando o profissional com essa qualificação muito valorizado no mercado.

    Conteúdo do módulo: topologias de rede, tipos e padrões de cabos, materiais usados, formas de transmissão de dados, protocolos, endereços e arquitetura de plantas de rede para projetos.

    Mercado de Trabalho: com o conhecimento desse módulo, o aluno poderá concorrer a vagas em empresas de infraestrutura como planejador, projetista e auxiliar de rede.

  5. Sistemas Distribuídos

    Com esse módulo, o aluno estará apto a desenvolver bancos de dados para comunicação de redes de computadores e com a internet. Também terá aprendido a gerenciar tarefas e hierarquias de rede, trazendo eficiência à empresa através da manipulação de bancos de dados.

    Conteúdo do módulo: sistemas em tempo real, modelo servidor-cliente, processamentos de dados na rede, SQL, banco de dados, access control, implementação de sistema de arquivos distribuídos.

    Mercado de Trabalho: O aluno estará preparado para trabalhar com gerenciamento e monitoria de rede, gerenciamento e manipulação de banco de dados, que são áreas com muitas vagas e pouca mão de obra qualificada.

  6. Administração de Rede Cisco

    Cisco Systems é uma companhia multinacional que possui como ramo principal um portifólio de soluções para redes e comunicações.

    Conteúdo do módulo: camada OSI, endereçamento IP, IOS, códigos binários, protocolos Spanning-Tree, Vlan, Roteamento CISCO, Servidor DHCP e DNS.

    Mercado de Trabalho: o aluno poderá atuar em empresas desenvolvedoras de infraestruturas de grande porte.

  7. Segurança da Informação

    A comunicação tornou-se dependente de computadores e sistemas, criando a demanda por profissionais em segurança da informação, que avaliam e descobrem falhas nos sistemas usados pelas empresas e aumentar a segurança na troca de dados.

    Conteúdo do módulo: tipos de ataques, políticas de senhas, análise de riscos, engenharia social, auditoria, plano de contingência, ferramentas de segurança, ameaças emergentes.

    Mercado de Trabalho: Com o conhecimento adquirido nesse módulo, o aluno pode atuar na área de segurança digital, criptografia digital e com suporte a sistemas de segurança.

  8. Rede Wireless – TI

    Com o avanço da tecnologia e a evolução na comunicação e troca de dados dentro das empresas, é importante ter acesso a dados sem depender de cabos. A implantação de uma rede wireless é uma inovação na tecnologia da informação e também importante para uma área de TI sustentável, independente e mais adequada às constantes mudanças estruturais nas empresas.

    Conteúdo do módulo: tipos de sinais, funcionamento da rede, manutenção e montagem da rede, regras de uso, tipos de rede, cuidados com sinal wireless, rede BSS e ESS, arquitetura, protocolos.

    Mercado de Trabalho: O aluno com conhecimento nesta área poderá trabalhar no campo de TI sustentável e também em empresas de telecomunicações.

  9. Arquitetura e Soluções de TI

    Esse módulo aborda o planejamento e o desenvolvimento dos web services (serviços via internet ou intranet) para comunicação entre redes, servidores e integração de sistemas.

    Conteúdo do módulo: CSS, XML, arquitetura em TI e TOGAF, protocolos, arquitetura web, segurança web e WSDL.

    Mercado de Trabalho: o aluno pode atuar no desenvolvimento e suporte da área de comunicação da empresa com seus clientes e filiais.

  10. Virtualização

    A virtualização de plataformas pode ser definida como a criação de um sistema computacional logicamente segmentado, que funciona em uma base real. As plataformas virtuais são vistas pelo usuário e funcionam como se fossem computadores físicos.

    Conteúdo do módulo: VMware, Hot-Keys, integração de adaptadores de rede, virtualização de sistemas operacionais emulação de sistemas de dados e Network Adress.

    Mercado de Trabalho: O aluno com conhecimento neste módulo pode trabalhar com manipulação e testes de mesa com softwares e sistemas operacionais. Muito útil com a nova integração do TI Sustentável e com simuladores de defeitos de softwares adquiridos pela empresa.

  11. Gerenciamento de TI

    O avanço da tecnologia demanda novas aplicações para atender nossas necessidades. A área de TI é hoje uma parceira estratégica, pois é integrante dos negócios, participando de decisões sobre investimentos em recursos e planejamento empresarial.

    Conteúdo do módulo: fundamentos em gerenciamento de processos, ITSMF, EXIN, ISEB, fundamentos em gerenciamentos de serviços, conceito de processo, diagnósticos, suporte, monitoramento e auditoria.

    Mercado de Trabalho: De forma gradual, a área de TI torna-se indispensável para a maioria dos setores das empresas como por exemplo finanças, pois seria impossível controlar as contas dos clientes sem a estrutura de um sistema de banco de dados.

  12. Gestão

    A gestão engloba desde a identificação da necessidade de uma determinada tecnologia, do surgimen-to da idéia de um produto, a pesquisa de viabilidade de mercado, elaboração de planejamento com melhor custo e lucratividade, até a escolha da equipe que executará o projeto.

    Conteúdo do módulo: desenvolvimento, gerenciamento, tipos, metodologia de projetos, análise de necessidades e objetivo do cliente, contratos e cronograma de atividades.

    Mercado de Trabalho: O gestor em TI pode atuar como gerente, gestor, projetista e desenvolvedor em TI. Também é responsável por planejar o investimento da empresa em tecnologia.

  13. Servidores

    O servidor é o local onde estão todas as informações e dados usados dentro da empresa. É a base de todo o sistema, necessitando de organização, manutenção e atualização constante e essas tarefas são devem ser realizadas por um profissional qualificado.

    Conteúdo do módulo: Windows Server, Active Directory, FSMO, servidores de Global Catalog, gerenciamento de unidades organizacionais, grupos de trabalho, DNS, Hierarquia das GPOs, cache de membros de grupos universais.

    Mercado de Trabalho: O aluno com conhecimentos em servidores é responsável pela base de trabalho das empresas, pois cuida da comunicação, rotina de trabalho dos funcionários, controle de rotas de informação e backup dos dados usados.

  14. VOIP

    A tecnologia VOIP, conhecida como telefonia na internet, banda larga ou voz sobre IP, faz com que a voz humana seja convertida em sinais digitais e transmitida pela rede de internet, ou seja, transmitindo a voz sobre IP até o seu destino. Esse processo é baseado no protocolo de internet IP, que permite fazer chamadas telefônicas pela internet.

    Conteúdo do módulo: SoftPhones, HardPhones, Gateways, Ata, terminais, rede de acesso, protocolo H323, RTP, telefonia analógica, RTCP, Gatekeeper e segurança.

    Mercado de Trabalho: Com a revolução da telefonia no mundo, o aluno com conhecimento em VOIP entende os procedimentos técnicos e, com isso, poderá trabalhar em empresas de telefonia e gestão de ambientes com atendimento telefônico.

  15. Instalação, Configuração e Administração de VOIP

    Seguindo uma nova tendência do mercado, esse módulo aborda a telefonia sem fronteiras. Com a crescente tendência e necessidade da telefonia móvel, um novo conceito surgiu no mercado: VOIP. O uso dessa nova tecnologia traz novas oportunidades e vagas para especialistas na área de telefonia.

    Conteúdo do módulo: rede de telefonia pública, rede local, rede regional, rede de dados, rede e telefonia IP, aplicativos e programas, acesso e transmissão.

    Mercado de Trabalho: O aluno com conhecimento em VOIP entenderá os procedimentos técnicos e, com isso, poderá atuar em empresas de telefonia e suporte de ambiente de atendimento telefônico, além de serviços autônomos ou em gestão de vendas pela web.

  16. VOIP em Rede Wireless

    Antes usado somente em rede de computadores, o wireless se estende a sistemas de telefonia móvel, exigindo profissionais com qualificação para instalar, configurar e dar suporte especificamente nessa tecnologia.

    Conteúdo do módulo: PAN, LAN, MAN, WAN, segurança, Skype, rede wireless e segurança de transmissão.

    Mercado de Trabalho: O aluno com conhecimentos aprofundados em VOIP poderá atuar em empresas de telefonia e suporte de ambientes de atendimento telefônico, além de poder atuar como profissional autônomos ou em gestão de vendas pela web.

  17. TTI – Trabalho de Tecnologia da Informação

    Este módulo apresenta todas as regras para o desenvolvimento da documentação dos projetos elaborados pelos profissionais da área de TI.

    Conteúdo do módulo: desenvolvimento da documentação e elaboração do projeto seguindo as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

    Mercado de Trabalho: Um profissional competente conhece a execução do projeto do início ao fim. Após esse módulo, o aluno consegue executar e desenvolver toda a documentação necessária para a aplicação prática do projeto elaborado.